Polícia investiga morte de bebê após suspeita de ingestão de chumbinho em Mogi das Cruzes
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Caso é investigado pelo 1º DP de Mogi das Cruzes
Alessandro Batata/TV Diário
A Polícia Civil investiga a morte de uma menina de 1 ano, que morreu após supostamente ingerir chumbinho, uma substância tóxica usada como veneno. O caso aconteceu neste sábado (31), em Mogi das Cruzes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no boletim de ocorrência, consta que guardas civis municipais (GCM) foram acionados para atender a ocorrência no Pró-Criança, onde a menina foi atendida.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a equipe da unidade de saúde chamou a Guarda Civil Municipal para registro de boletim de ocorrência após ouvir relato de uma pessoa da família sobre suspeita de intoxicação (leia a nota completa abaixo).
O laudo pericial foi solicitado ao Instituto Médico Legal (IML) e, após ser concluído, vai ser analisado pela polícia. As diligências continuam para esclarecer o caso.
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que:
"A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar informa, juntamente com o seu Departamento Médico, que acionou a Faep, organização social responsável pela gestão do Pró-Criança (que realizou quase 75 mil atendimentos durante o ano de 2025 e mais de 3.200 em janeiro), e informou que a criança foi levada pelos responsáveis à unidade, no dia 30/01/2026, às 17h30, onde foi prontamente atendida e avaliada pela equipe médica, que constatou hiperglicemia.
Foi administrado soro para hidratação e pedidos todos os exames necessários. Às 19h30, ela apresentou uma piora e foi encaminhada à emergência, recebendo todos os atendimentos protocolares, incluindo ciclos de ressuscitação, por 40 minutos, mas ela não respondeu aos procedimentos e foi a óbito, às 20h20.
A equipe da unidade de saúde chamou a Guarda Civil Municipal para registro de boletim de ocorrência após ouvir relato de uma pessoa da família sobre suspeita de intoxicação.
A pasta solicitou o encaminhamento do caso para o Instituto Médico Legal (IML) para os devidos esclarecimentos.
Até o momento, não há diagnóstico conclusivo sobre a causa da morte, já que os laudos oficiais ainda não foram finalizados. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Todas as informações serão prestadas às autoridades competentes e divulgadas oportunamente, conforme a conclusão das investigações, que estão sendo acompanhadas de perto pela Secretaria de Saúde.
A pasta se solidariza com os familiares e reforça que segue à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis para a apuração do caso".
Leia mais
Motociclista cai após carro fazer conversão proibida em avenida de Mogi das Cruzes
Homem morre esfaqueado após discussão familiar em Suzano
Veja tudo sobre o Alto Tietê