Sistema Alto Tietê supera meta de chuva em junho pela primeira vez desde 2020

  • 24/06/2026
(Foto: Reprodução)
Represa do Rio Jundiaí, Taiaçupeba, no Alto Tietê José Antônio de Assis/TV Diário O Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) registrou 31,2 milímetros de chuva nesta terça-feira (23) e atingiu a meta de abastecimento prevista para junho. ✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp O volume acumulado no mês chegou a 57,2 milímetros, superando a marca esperada mesmo antes do fim de junho. Leia também Inverno no Alto Tietê deve ter temperaturas acima da média com El Niño Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), essa é a primeira vez que o volume acumulado em junho supera o nível de chuva esperado para o período desde 2020. O resultado chama atenção porque junho costuma ser um dos meses mais secos do ano na região. Confira: Entre os reservatórios do sistema, a represa Ponte Nova, localizada entre Biritiba-Mirim e Salesópolis, registrou o maior volume de chuva, com 31,4 milímetros. Já a represa Paraitinga teve o menor índice, com 25,6 milímetros. 🔎 O índice de chuva em milímetros registrado pelo Spat é calculado com base na média de chuva medida em todas as represas que integram o sistema. Chuva nas cidades As cidades do Alto Tietê também registraram volumes elevados de chuva nesta terça-feira (23). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, cinco municípios tiveram acumulados superiores a 50 milímetros. Ferraz de Vasconcelos liderou o ranking, com 60 milímetros de chuva. Suzano, Itaquaquecetuba e Poá registraram 58 milímetros cada. Leia também Tempo em Mogi das Cruzes: frente fria traz chuva e frio de inverno Mogi das Cruzes acumulou 50 milímetros de chuva. Já Biritiba-Mirim registrou 41 milímetros, e Guararema, 33 milímetros. Alerta da Defesa Civil A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o sistema Defesa Civil Alerta, utilizado para o envio de mensagens emergenciais à população, continua com o acesso suspenso após o disparo de alertas falsos em diferentes regiões do país. Segundo o órgão, a suspensão foi determinada pela Defesa Civil Nacional, responsável pela gestão da plataforma. A medida foi adotada para permitir o avanço das investigações e a implementação de melhorias na segurança do sistema. Mesmo com a suspensão da ferramenta, a Defesa Civil estadual informou que manteve o monitoramento das condições meteorológicas durante as chuvas que atingiram São Paulo entre terça-feira (24) e quarta-feira (25). Os alertas e orientações à população foram divulgados pelos canais oficiais do órgão. Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

FONTE: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2026/06/24/sistema-alto-tiete-supera-meta-de-chuva-em-junho-pela-primeira-vez-desde-2020.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes