Sistema Alto Tietê supera meta de chuva em junho pela primeira vez desde 2020
24/06/2026
(Foto: Reprodução) Represa do Rio Jundiaí, Taiaçupeba, no Alto Tietê
José Antônio de Assis/TV Diário
O Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) registrou 31,2 milímetros de chuva nesta terça-feira (23) e atingiu a meta de abastecimento prevista para junho.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O volume acumulado no mês chegou a 57,2 milímetros, superando a marca esperada mesmo antes do fim de junho.
Leia também
Inverno no Alto Tietê deve ter temperaturas acima da média com El Niño
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), essa é a primeira vez que o volume acumulado em junho supera o nível de chuva esperado para o período desde 2020.
O resultado chama atenção porque junho costuma ser um dos meses mais secos do ano na região. Confira:
Entre os reservatórios do sistema, a represa Ponte Nova, localizada entre Biritiba-Mirim e Salesópolis, registrou o maior volume de chuva, com 31,4 milímetros. Já a represa Paraitinga teve o menor índice, com 25,6 milímetros.
🔎 O índice de chuva em milímetros registrado pelo Spat é calculado com base na média de chuva medida em todas as represas que integram o sistema.
Chuva nas cidades
As cidades do Alto Tietê também registraram volumes elevados de chuva nesta terça-feira (23). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, cinco municípios tiveram acumulados superiores a 50 milímetros.
Ferraz de Vasconcelos liderou o ranking, com 60 milímetros de chuva. Suzano, Itaquaquecetuba e Poá registraram 58 milímetros cada.
Leia também
Tempo em Mogi das Cruzes: frente fria traz chuva e frio de inverno
Mogi das Cruzes acumulou 50 milímetros de chuva. Já Biritiba-Mirim registrou 41 milímetros, e Guararema, 33 milímetros.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o sistema Defesa Civil Alerta, utilizado para o envio de mensagens emergenciais à população, continua com o acesso suspenso após o disparo de alertas falsos em diferentes regiões do país.
Segundo o órgão, a suspensão foi determinada pela Defesa Civil Nacional, responsável pela gestão da plataforma. A medida foi adotada para permitir o avanço das investigações e a implementação de melhorias na segurança do sistema.
Mesmo com a suspensão da ferramenta, a Defesa Civil estadual informou que manteve o monitoramento das condições meteorológicas durante as chuvas que atingiram São Paulo entre terça-feira (24) e quarta-feira (25).
Os alertas e orientações à população foram divulgados pelos canais oficiais do órgão.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê